Curso de administração qualifica síndicos

  • 27/Junho/2011 - Redação CondominioSC
Curso de administração qualifica síndicos

 

A administração de um condomínio exige paciência, disciplina e qualificação. Para ajudar os síndicos a melhorar a gestão do prédio, o Jornal dos Condomínios organizou o curso Administração de Condomínios, que reuniu durante nove dias síndicos, conselheiros, administradores de condomínios e funcionários de empresas voltadas ao setor interessados em aprender.

O curso foi proferido pela professora Rosely Schwartz, que possui ampla experiência no mercado de administração de condomínios e contabilidade em São Paulo. É também autora do livro Revolucionando o Condomínio, que está na sua 13ª edição. Rosely considerou o período das aulas bastante proveitoso. “Percebi que as pessoas ficaram bastante interessadas em adquirir conhecimento. Todos estavam muito atentos e usaram parte do tempo para tirar dúvidas e trocar experiências com outros profissionais”, destacou.

O aprendizado foi considerado importante pela síndica Verônica Feroldi, do condomínio Reino de Camelot, no Bairro Córrego Grande. Ela afirma que gostou muito de participar do curso, principalmente das atividades em grupo. “Foi importante esta troca de experiência com outras pessoas que passam pelos mesmos problemas que eu”, afirmou. Para Verônica, os temas voltados para a legislação foram os mais importantes. “O jornal teve uma ótima iniciativa ao promover este curso”, ressaltou.

A síndica profissional Erica Faerber, de Balneário Camboriú, considerou excelente o posicionamento didático da professora e considera este tipo de ideia fundamental para qualificar cada vez mais as pessoas ligadas à área de condomínios. “Foi uma forma de aprendizado, troca de informações, além do contato com pessoas que lidam com problemas e situações semelhantes no dia a dia da administração de um condomínio”, disse.

Sérgio dos Reis, síndico dos condomínios Florêncio Costa e Ilha Bela, ambos no Centro da Capital, também tirou proveito do curso. “Administrar um condomínio não é nada fácil e aqui pudemos esclarecer várias dúvidas, principalmente sobre legislação e convocação de assembleias”, afirmou.

A sócia-gerente da Correta Condomínios, da Capital, Amanda Campos Zeferino, considerou o curso uma oportunidade de enriquecimento profissional. “Foi a oportunidade de conviver com uma profissional experiente, que esclareceu muitas dúvidas sobre legislação, impostos e terceirização, dentre outros assuntos”. A mesma impressão foi compartilhada por Alessandra Martinz, gerente da Brognoli Administradora de Condomínios, de Florianópolis, que aprimorou os conhecimentos sobre como se organizar para administrar melhor e também sobre a legislação do setor.

Participaram profissionais das empresas Pontual Cobranças, Correta Administração de Condomínios, Bandeiras Serviços, Grupo Gerencial, Brognoli Condomínios, Inova Condomínios e Activa Contabilidade e Condomínios.

Para Ângela Dal Molin, coordenadora administrativa e editorial do jornal, a intenção foi chamar a atenção para a carência de cursos e eventos que ofereçam qualificação para gestores na área de condomínios. “O objetivo é oferecer cada vez mais treinamentos que colaborem com o desenvolvimento dos síndicos”, ressaltou.

O curso integra a programação de aniversário da publicação que completou 10 anos em 2011. O próximo evento previsto é a Expo Condomínios SC 2011, de 24 a 28 de agosto no CentroSul. A feira é uma parceria entre o JC e o Secovi Florianópolis/Tubarão.

Incentivo à capacitação e ao aprendizado No encerramento das atividades, as empresas apoiadoras tiveram a oportunidade de mostrar aos alunos seus métodos de trabalho.

O diretor de planejamento do Instituto Back, Roberto Figueiredo, considerou a iniciativa de organizar o curso excelente porque incentiva a capacitação e o aprendizado, além da troca de informações e experiência entre os participantes.

Figueiredo fez uma exposição sobre terceirização responsável e aproveitou para alertar aos participantes sobre a importância de os síndicos estarem atentos às provisões das empresas terceirizadas. Estes recursos, que são, em média, 15%, referem-se a despesas com os empregados: 13º salário, FGTS, licenças ou avisos prévios.

Figueiredo sugere que os síndicos questionem as empresas sobre como é feito esta previsão e pedir para acompanhar os depósitos. “Em muitos casos, as empresas utilizam estes recursos como capital de giro, mas é importante fazer este acompanhamento porque este dinheiro pertence aos empregados.” Ele destacou que é importante fazer esta avaliação antes da contratação da empresa terceirizada para prevenir problemas futuros e dar tranquilidade ao síndico.

A Duplique Cobranças também participou do encerramento do curso e destacou que a ideia foi excelente para qualificar o síndico porque a exigência do mercado é cada vez maior. “As pessoas tem cada vez mais necessidade de informação e o síndico precisa estar bem preparado para isso”, disse o gerente do departamento comercial, Aristeu Sérgio Scherpinski.

Durante sua apresentação o gerente ressaltou as vantagens da cobrança garantida em que os condomínios pagam uma taxa e recebem todo o dinheiro de que precisam no final do mês sem preocupação com inadimplência. “É uma forma de conseguir fazer um planejamento melhor dos gastos e também a segurança de contar com o dinheiro para as despesas e obras necessárias”, destacou. As duas empresas foram apoiadoras do evento. A organização foi de Bruna Bender, do setor administrativo e financeiro do jornal.

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