Um condômino possui 1/12 avos de um terreno, onde foi construído um condomínio de casas e quer vender a parte dele

Enviado por : Síndica Zoleide
  • Respondido por : Dennis Martins




  • A-
  • A+

Pergunta: Um condômino possui 1/12 avos de um terreno, onde foi construído um condomínio de casas. Passou 13 anos e esse proprietário nunca pagou uma taxa de condomínio, mas o condomínio também nunca processou o proprietário.
Agora ele quer vender a parte dele, o terreno, para o condomínio. Como fica a cobrança desta inadimplência? O condomínio pode comprar ou a área será dividida entre os condôminos. Como proceder nesse caso?

Resposta: Há um ponto extremamente delicado neste caso, que é o fato de nunca ter sido ajuizada qualquer ação contra o devedor. Isso porque as dívidas que não são cobradas judicialmente acabam prescrevendo ou, como dizem alguns, caducando.
Assim, neste caso, a primeira atitude do condomínio e a mais vantajosa é a de buscar a assinatura de um acordo por meio do qual o condômino reconheça a existência de todo o débito e se comprometa a pagá-lo, providência esta que legalmente afastará a alegação de que a dívida foi extinta.

Quanto à ideia de venda da unidade para o condomínio, o tema ainda encontra dificuldades burocráticas, pois os condomínios não conseguem registrar propriedades em seu nome, haja vista que legalmente não são considerados pessoas jurídicas.

Por outro lado, como o intuito do condomínio é sempre o de receber o seu crédito e não o de pegar bens em pagamento, uma sugestão é a de que, no mesmo acordo, o condômino se comprometa a anunciar o imóvel em uma imobiliária de comum acordo com o condomínio por um prazo e por um valor de vendas já determinados.

Assim, se o imóvel for vendido até a data combinada, a dívida será paga. Por outro lado, caso isso não ocorra, o condomínio terá “salvado” todo o seu crédito e poderá ajuizar uma ação para cobrar o valor total reconhecido no acordo sem qualquer perda de receita.

Dennis Martins
Advogado especialista em direito imobiliário
OAB/SC 19.578
(48) 3322-0002

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-07-17 11:37:04' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-07-17 11:37:04' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora