Quais os tipos de reforma nas áreas comuns dos condomínios que precisam da aprovação da Prefeitura? E nas unidades privativas?

Enviado por : Participante Seminário AsBEA/SC
  • Respondido por : Ivanna Carla Tomasi




  • A-
  • A+

Pergunta: Quais os tipos de reforma nas áreas comuns dos condomínios que precisam da aprovação da Prefeitura? E nas unidades privativas?

Resposta: Tanto as áreas comuns do condomínio quantos as unidades seguem os mesmos critérios. 

São dispensados de aprovação de projeto e licença para construção pequenos consertos ou reparos como: reparos e substituição de telhas, calhas, tubulações e condutores em geral; consertos em coberturas; impermeabilizações de terraços e piscinas; substituição de revestimentos e esquadrias; e limpeza, pinturas e reparos nos revestimentos da edificação e reparos de calçadas; exceto se houver necessidade de utilização de andaimes.

Devem possuir Alvará para Reforma Simples reformas e instalações que não impliquem aumento de área, não alterem as características externas da edificação ou não modifiquem seu uso. Além de rebaixos de meio-fio, colocação de toldos ou a construção de muros (com até 3m de altura) nos alinhamentos e afastamentos obrigatórios para as vias públicas, em divisas com áreas públicas, com áreas tombadas ou com áreas de preservação.

Para solicitar o Alvará para Reforma Simples deve ser apresentado o documento do imóvel, n° do projeto aprovado, a descrição dos serviços a serem executados e o valor aproximado de mão-de-obra. Eventualmente a prefeitura poderá exigir também o projeto da reforma e sua respectiva RRT/ART.

As demais reformas devem passar por aprovação do projeto e possuir Alvará para Construção, com a apresentação do projeto completo e sua respectiva RRT/ART, além do documento do terreno, n° do projeto aprovado, Consulta de Viabilidade para Construção, IPTU em nome do requerente e levantamento planialtimétrico.

Ivanna Carla Tomasi, representante da SMDU - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

Sou síndíco morador - 28%
Sou síndico profissional - 10.6%
Trabalho em empresa administradora de condomínios - 9.9%
Trabalho em um escritório de contabilidade - 4.6%
Pretendo ser síndico profissional - 11%
Não tenho ligação, mas sou morador e quero ter uma participação mais ativa no condomínio - 17.7%
Outros profissionais do setor - 17%

Total votos: 282
A votação para esta enquete foi encerrada em: Setembro 18, 2018
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-10-15 12:17:24' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-10-15 12:17:24' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora