Perfil do síndico

Perfil do síndico

Houve um tempo em que o mercado de trabalho procurava por especialistas. Hoje o cenário mudou um pouco e o profissional com perfil generalista tem mais valor. Vocês já pararam para pensar em um profissional mais generalista que um síndico?

Ele precisa ser um negociador com alto poder de persuasão, afinal vai efetuar compras, contratar serviços, convencer o conselho diretivo a convergir em decisões. Ele deve ser flexível sem perder o foco. Precisa saber ceder tanto quanto convencer. Precisa saber argumentar e ter em mente que o melhor resultado de uma negociação é o ganha - ganha, só assim sua gestão será sustentável.

Precisa ter conhecimento em gestão de risco. Entender de manutenção, ter conhecimento em várias NBR’s. Uma pincelada de entendimento na área de engenharia e até arquitetura. Sem contar as máquinas e equipamentos que fazem parte do dia a dia dos condomínios, como: elevadores, bombas, geradores, quadros elétricos, etc. Tem que ter organização.

Entender de finanças é primordial. Planejamento orçamentário, receitas, despesas, prestações de contas. Ele precisa ser um verdadeiro analista financeiro para não se perder nas contas e manter saudável o orçamento do condomínio. Precisa acompanhara inadimplência e fazer cobranças sem melindres. Ter uma conduta estratégica e visão de futuro.

Não é necessário ser um advogado, mas precisa pelo menos ter um confiável e que esteja disposto a tirar as dúvidas que irão surgir toda semana sobre o que pode e o que não pode. Conhecimento jurídico para interpretar convenções, conduzir assembleias, assessorar tomadas de decisões, enfim, garantir que todas as ações estejam pautadas na legalidade.

Gestão de Pessoas, é importante ter aquele feeling para lidar com diversos tipos de moradores, gerir equipe, motivar funcionários, apaziguar ânimos. Precisa ser discreto, preservar os condôminos, se preservar. Distribuir tarefas, respeitar os funcionários e saber cobrar deles a excelência em suas funções. É fundamental ser alguém que inspire e que engaje os demais para garantir um clima harmonioso no condomínio. Tem que ter empatia, saber trabalhar em equipe.

Se você leu até aqui e ainda não desanimou, saiba que ainda tem mais algumas coisas, e a principal delas é ter paciência e boa disposição. O síndico faz a diferença no condomínio, mas com certeza um mandato vale para o síndico uma experiência equivalente a um mestrado em gestão.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

Sou síndíco morador - 28%
Sou síndico profissional - 10.6%
Trabalho em empresa administradora de condomínios - 9.9%
Trabalho em um escritório de contabilidade - 4.6%
Pretendo ser síndico profissional - 11%
Não tenho ligação, mas sou morador e quero ter uma participação mais ativa no condomínio - 17.7%
Outros profissionais do setor - 17%

Total votos: 282
A votação para esta enquete foi encerrada em: Setembro 18, 2018
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-10-15 12:32:25' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-10-15 12:32:25' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora