Assembleia oficializa criação da Associação de Síndicos de Santa Catarina

Assembleia oficializa criação da Associação de Síndicos de Santa Catarina

 

Anunciada a criação oficial da Associação de Síndicos do Estado de Santa Catarina, a ASDESC. Objetivo da entidade é fortalecer a categoria, estreitar relação e dar apoio a todos os síndicos do estado catarinense.

Tomar decisões, resolver problemas e lidar com o dinheiro de inúmeras famílias. A tarefa não é fácil e essas são apenas algumas das responsabilidades que cabem aos síndicos dos condomínios. Para fortalecer a categoria e facilitar a interação entre as pessoas que exercem o cargo, foi anunciada a criação oficial da Associação de Síndicos do Estado de Santa Catarina, a ASDESC. Aberta aos síndicos de função e profissionais, e também aos moradores, a associação tem como intuito principal trazer benefícios a todos que vivem nesse tipo de moradia no estado catarinense.

Segundo o síndico profissional Edgar Francis, que foi eleito presidente provisório, a ideia de criar a ASDESC segue a tendência de grandes polos, como São Paulo, Curitiba e Brasília, que já possuem suas organizações. Até o momento, 50 pessoas manifestaram o interesse imediato em se associar. “A diretoria da associação se comunica por meio de grupos criados desde o ano passado, que une aproximadamente 250 síndicos de diferentes bairros, a princípio da Grande Florianópolis”, detalhou Edgar, ao citar que o próximo passo é estabelecer conexão com grupos também de Balneário Camboriú, Itajaí e Criciúma.

A inspiração inicial para delinear a associação partiu da necessidade de regulamentação da profissão de síndico profissional – um Projeto de Lei que trata do assunto está parado na Câmara dos Deputados. “Em virtude da profissionalização da função, começou a surgir a necessidade de regulação dessa classe. Um dos objetivos é buscar junto aos poderes públicos essa regulamentação”, disse o presidente da entidade, ao contar que a ideia vem sendo amadurecida desde o ano passado.

Para os síndicos profissionais Rangel Correa Vargas e Neide Aparecida Carvalho, que atuam na Grande Florianópolis e ocupam cargos na diretoria provisória da ASDESC, essa união é fundamental para dar respaldo tanto na regulação da profissão quanto nos processos que envolvem a rotina dos condomínios. “A união da categoria é importante para que as pessoas tenham visibilidade de que é o síndico profissional é uma pessoa preparada, especializada e que está fazendo o seu trabalho como uma outra função qualquer”, comentou Neide.

Além de dar apoio, a associação também irá apurar a responsabilidade dos profissionais na tomada de decisões. “Além de organizar os síndicos profissionais do Estado para melhorar a visão que as pessoas têm da profissão, a ideia é criar um órgão de classe, uma área para apurar quem leva algum prejuízo ao condomínio, e fazer com que essa pessoa seja penalizada pela associação. É um incentivo para que todos façam um trabalho correto”, explicou Rangel.

Do síndico profissional ao de função, o benefício é para todos

Embora tenha sido fundada por síndicos profissionais e um dos objetivos seja caracterizar e dar visibilidade à categoria, a ASDESC terá um formato democrático, que pretende estreitar a relação também com os síndicos de função e moradores. “A associação conta com pessoas de áreas bem distintas, incluindo síndicos de função, que poderão trocar informações para complementar um ao outro ao exercer a atividade”, detalhou Edgar, ao acrescentar que o quesito de caracterização do cargo de síndico profissional será fruto de discussão em um futuro próximo.

A assembleia de fundação ocorreu em 8 de julho, com eleição da diretoria provisória e criação do estatuto da associação, que contou com uma comissão. O próximo passo, agora, é criar o regimento e investir na divulgação da ASDESC em todo o Estado. “Depois vai haver assembleia geral com definição da diretoria definitiva. Ainda não está escolhido o local, mas vamos convocar em veículos de grande circulação e marketing direto”, adiantou Edgar.

Os benefícios da entidade incluem “todo e qualquer tipo de atividade”, segundo o presidente. Para isso, basta o síndico se associar e contribuir com anuidade a ser definida. Entre as facilidades estará o atendimento a condomínios com dúvidas e problemas, colaboração na atualização da convenção e negociações coletivas – nesse último caso, assim como ocorreu no ano passado, quando foi realizada uma compra coletiva de gás. “A ideia é institucionalizar essas compras e negociações coletivas por meio da associação”, explicou Edgar.

Um manual de boas práticas será outra ação viabilizada. No documento, serão esmiuçados os melhores caminhos para realizar cada atividade, baseado nos depoimentos dos associados. “Queremos nortear as atividades do síndico, com tudo que pode ser feito no condomínio, mas que cada um faz do seu jeito. A ideia é disponibilizar o que dá certo, também como forma de contribuir com quem assume a função pela primeira vez”, detalhou o presidente sobre a iniciativa, que contará com respostas para dúvidas comuns e assessoria. “A associação vai trazer muito mais credibilidade, com respaldo e segurança para os dois lados. O manual de boas práticas, por exemplo, vai reduzir o caminho das pessoas na tomada de decisões, evitando resoluções erradas, destacando fornecedores com credibilidade e promovendo a troca de experiências. Isso vai ajudar muito a todos nós”, comentou Neide. Para que todas as atividades da associação sejam desempenhadas da melhor maneira, haverá ainda um código de ética, com comissão que já conta com três associados, que darão atendimento a todas as demandas dos condomínios.

 

Confira a composição da diretoria da ASDESC – ASSOCIAÇÃO DE SÍNDICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA 

DIRETORIA EXECUTIVA (PROVISÓRIA)

Presidente – Edgar Francis da Silveira Vieira

Vice-Presidente – Rodrigo Cunha Machado

Diretoria Administrativa – Rangel Corrêa Vargas

Diretoria Financeira – João Machado da Silva Neto

Diretoria Jurídica – Fábio Lehmkuhl Costa

Diretoria de Integração Pública – Jairo Lisboa Filho

Diretoria de Bens, Serviços e Inovação – Helena Martins

Diretoria de Integração e Mobilização – Rafael Irani da Silva

Conselho Deliberativo

1º Titular – Rogério de Freitas

2º Titular – Edson Aparecido Machado Pinto

3º Titular – Rosilda Weege

1º Suplente – Otavio Ferreira Luiz

2º Suplente – Andre Rosa Nunes

3º Suplente – Eduardo D'Avila Ferraz

Conselho Fiscal

1º – Fernanda de Paula Albanit Ribeiro

2º – Henrique Gonçalves de Paiva

3º – Everton Pitz

Comissão de Ética

1º – Neide aparecida Carvalho

2º – Luiz Eduardo da Silva

3º – Bráulio Gonçalves de Oliveira

 

 

 

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 23:23:53' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 23:23:53' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora