Como as competências emocionais podem ajudar o síndico?

Como as competências emocionais podem ajudar o síndico?

Ter conhecimento básico de legislação condominial, dos serviços de manutenção e de contabilidade são habilidades práticas que bastam para o síndico realizar uma boa gestão, se for considerado o campo da razão.

Porém, existe um item que impulsiona as ações das pessoas, além da sabedoria técnica, e deve ser levado em conta: as emoções. Saber reconhecer suas competências emocionais e de sua equipe é uma ferramenta para o gestor condominial desenvolver um bom trabalho, aproveitando o que cada um tem de melhor para oferecer.

Na década de 90, o psicólogo americano Daniel Goleman, em seu livro Inteligência Emocional, já elencava a necessidade de prestarmos mais a atenção nesses sentimentos. “Fomos longe demais quando enfatizamos o valor e a importânciado puramente racional – do que mede o QI (Coeficiente de Inteligência) – na vida humana. Para o bem ou para o mal, quando são as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugar nenhum”, diz na obra.

A Inteligência emocional envolve as habilidades para lidar com as emoções e aproveitando-as para o crescimento pessoal e de relacionamentos. Descontrolados, esses sentimentos dissipam um índice elevado de energia, dificultando o alcance dos objetivos.

Administrar as emoções em prol do objetivo

Normalmente as pessoas vêem a emoção apenas como o impulso que as levam a tomar atitudes extremas, momentos de raiva, ira, orgulho, avareza e inveja. Porém, especialistas apontam que a emoção administrada e direcionada para o objetivo desejado é uma forma inteligente de usar esses sentimentos, que se tornam competências. “O plano emocional, com demasiada intensidade se explana como um vício emocional. 

Já a emoção na dose certa se manifesta como competência emocional”, diz o psicoterapeuta e fundador do Instituto Eneagrama, Márcio Schultz. Entre as competências emocionais estão a persistência, que é necessária para enfrentar desafios; a introversão, ótima aliada para ações que necessitam de criatividade, e a prudência, muito importante para o momento de fechar contratos.

Também é imprescindível ter ímpeto. “Quem tem essa competência gosta de desafio. O síndico deve buscar desenvolver o ímpeto, caso contrário vira uma pessoa apática, que não quer conflito e acaba sendo taxado de indiferente”, alerta Schultz.

Outra habilidade importante é saber motivar a si e ao grupo. Não deixar a apatia bater perante as dificuldades, enfrentar e buscar soluções. Isso não significa que precisa resolver tudo sozinho. Em um condomínio, a função do síndico é liderar, ter a capacidade de fazer as pessoas se responsabilizarem pela preservação do edifício.

A era da coletividade

O século 21 é considerado a era da coletividade. “Não conseguimos fazer nada sozinhos, cada vez mais precisamos de parcerias, o que exige do ser humano a habilidade de conviver”, observa a psicóloga Maria Olívia Seleme. No condomínio, o síndico precisa constantemente estar em contato com as pessoas, por isso é importante compreender a inteligência relacional.

O psicólogo Luis Carlos Osório, estudioso do comportamento humano, no seu livro Psicologia Grupal define a inteligência relacional como “a capacidade de os indivíduos serem competentes na interação com outros seres humanos no contexto grupal em que atuam. A competência interpessoal é a que cada membro de um grupo deve possuir para que a tarefa que devem realizar juntos tenha êxito”.

De acordo com Maria Olívia, o síndico tem a tarefa específica de administrar o condomínio, “vai gerenciar coisas, mas liderar pessoas. Aí que vêm as dificuldades”, alerta. Segundo a psicóloga, o líder moderno é o que não só cuida das tarefas, das questões burocráticas, mas também zela pelos relacionamentos.

“Hoje devido ao crescimento da relação humana virtual, os indivíduos têm dificuldade de olhar nos olhos, ter um tempinho para escutar o que a pessoa quer falar. O síndico precisa trabalhar essa capacidade principalmente de saber ouvir com empatia para ele também poder ser ouvido”, destaca Maria Olívia.

Que síndico você é?

O Eneagrama é um estudo que aponta as motivações básicas para as ações dos indivíduos de acordo com nove tipos psicológicos. É utilizado como ferramenta de autoconhecimento e superação de limitações, pois toda e qualquer mudança profissional deve começar por uma mudança pessoal.

Para que o indivíduo seja inteligente emocionalmente precisa reconhecer e compreender suas próprias emoções, refletir sobre elas e colocar suas conclusões em prática, gerando uma mudança positiva na forma como se comporta, toma decisões e interage socialmente.

Abaixo apontamos os nove padrões psicológicos tendo como foco o síndico e as características de cada perfil.

Tipo 1 - Síndico persistente ou perfeccionista

Tipo PerfeccionistaOs síndicos que adotam o tipo um são centrados na ação, têm um senso prático que dá prioridade às tarefas a serem realizadas. A competência emocional é a persistência e isso faz deles pessoas tenazes e exigentes consigo mesmas. “Se comecei quero ir até o fim”. O desafio é administrar a dose de persistência, que em excesso se transforma em raiva, que é um vício emocional. Quando estão sequestrados pela raiva ficam excessivamente exigentes, e são considerados excessivamente críticos. Ninguém consegue chegar ao patamar de exigência deles e acabam frustrando aqueles que dão o seu melhor, mas segundo os olhos do síndico, ainda não é o suficiente.

Tipo 2 – Síndico voluntarioso ou invasivo

Tipo VoluntariosoOs síndicos que adotaram o tipo dois são centrados na emoção, têm uma percepção aguda dos outros, tornando-se conquistadores, que conseguem o que querem das pessoas. A competência emocional é a sensação de capacidade. “Se alguém conseguiu eu também posso”. Seu entusiasmo contagia e estimula os que estão ao redor a também se sentirem capazes. O desafio é administrar a dose de sensação de capacidade, que em excesso se transforma em orgulho. Quando seqüestrados pelo orgulho ficam cheios de si mesmos e acreditam que somente eles são capazes. “Se eu não estou aqui nada funciona”. Acabam sendo invasivos e não dão espaço para ninguém.

Tipo 3 – Síndico bem-sucedido

Tipo Bem SucedidoOs gestores condominiais que adotam o tipo três são centrados na ação ou no planejamento. São comunicadores hábeis e sua competência emocional é a adequação. Focados no resultado assimilam todas as alternativas que garantam o sucesso da empreitada. Estimulam os que estão juntos a conquistar resultados mais elevados. O desafio é dosar a adequação que em excesso se transforma em vaidade e acabam estressando todos em nome de uma excelência.

Tipo 4 – Síndico original

Tipo OriginalOs síndicos que adotaram o tipo quatro são pessoas centradas na emoção, são criativos e inovadores, propondo qualidade e requinte em tudo o que fazem, sua competência emocional é a introversão. Estimulam a todos que estão juntos a buscarem o melhor de si mesmos de forma original e autêntica. O desafio é dosar a introversão para que ela não se transforme no vício emocional da inveja, pois se tornam pessoas críticas e muitas vezes irônicas, desprezando tudo o que não for tão original quanto eles.

Tipo 5 – Síndico analítico

Tipo AnaliticoOs síndicos que adotam o tipo cinco são centrados na mente, têm curiosidade pelo entendimento, tornando-se planejadores extremamente racionais, analisando de forma ampla os desdobramentos de todas as ações. Sua competência emocional é a desidentificação, que os tornam pessoas que não são tomados pelo calor do momento e conseguem ter visões de longo prazo. Estimulam todos a analisar de forma mais ampla e não serem impulsivos nas decisões. O desafio é dosar a desidentificação para que ela não se transforme no vício emocional da avareza, que os deixam apáticos e distantes e atuando com um ar de superioridade intelectual.

Tipo 6 – Síndico prudente

Tipo PrudenteOs síndicos que adotam o tipo seis são centrados na ação ou na emoção, buscam alternativas que garantam a ação e satisfaça os interesses do grupo. Sua competência emocional é a prudência e estimulam a todos a pensar em termos de ação e reação. Seu desafio é dosar a prudência para que ela não se transforme no vício emocional do medo, que faz deles pessoas controladoras, que querem tudo do seu jeito e evitam ser pegos de surpresa, argumentando de forma enfática o perigo que pode estar vindo.

Tipo 7 – Síndico inovador

Tipo InovadorOs síndicos que adotam o tipo sete têm uma agilidade mental para lidar com várias coisas ao mesmo tempo. A competência emocional é a curiosidade e gostam de inovar. Estimulam todos a serem otimistas e olharem para o lado positivo. O desafio é dosar a curiosidade para que ela não se transforme no vício emocional da instabilidade. Querem mudar tudo e não respeitam a velocidade e valores dos outros.

 Tipo 8 – Síndico realizador

Tipo RealizadorOs síndicos que adotam o tipo oito são centrados na ação, têm facilidade em mandar e liderar, dando prioridade à realização. Tudo ao seu redor tem de ser desafiador e sua competência emocional é o ímpeto. Estimulam aqueles que estão ao redor a assumir desafios e superar dificuldades. O desafio é dosar o ímpeto para que não se transformem em síndicos mandões que intimidam os outros com seu apego à força e ao poder. 

Tipo 9 – síndico conciliador

Tipo ConciliadorOs síndicos que adotam o tipo nove são centrados na emoção ou na mente, têm uma atitude mediadora, dando prioridade ao bem comum. A competência emocional é a tolerância e estimulam a todos terem respeito pelas diferenças e harmonia nas relações. Seu desafio é não deixar a dose de tolerância se transformar em indolência, pois começam a procrastinar decisões e deixam de se posicionar, esperando que outros assumam a decisão. 

Fonte: Instituto Eneagrama

 

 

 

 

SERVIÇOS:

• Clique aqui e encontre Síndicos Profissionais

• Clique aqui e encontre Sistemas Online de Gestão para Síndicos

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-18 04:50:16' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-18 04:50:16' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora