Limpeza da caixa d´água é manutenção obrigatória

  • 28/Abril/2017 - Redação CondominioSC
Limpeza da caixa d´água é manutenção obrigatória

 

Manter a caixa d’água limpa é uma obrigação do condomínio e ação fundamental para garantir a saúde dos moradores.

Com legislação específica, a higienização do local que armazena a água deve ser feita por empresa especializada e registrada no Ministério da Saúde e que tenha um engenheiro químico responsável com registro na Vigilância Sanitária.

A intervenção humana sem equipamento higienizado, botas brancas, escovas, baldes e panos novos, pode contaminar a água. Em caso de contaminação dentro dos reservatórios, o síndico poderá responder judicialmente. A lei municipal nº 4.783/95 rege o assunto e fixa a obrigatoriedade da limpeza das caixas d'águas. Para checar a eficiência da limpeza, a vigilância sanitária exige das edificações um laudo laboratorial comprovando a qualidade da água.

De acordo com Ana Paula Gonçalves Bohm, da gerência técnica da empresa Laboratório Biológico, é importante realizar regularmente as análises físico-químicas e microbiológicas das águas dos condomínios, principalmente daqueles que possuem poços artesianos ou ponteiras.

Limpeza periódica

Segundo a técnica, a limpeza deve ser feita periodicamente e o responsável pelo condomínio deve acompanhar a validade do certificado fornecido pela empresa, chamando-a sempre antes do vencimento para uma nova limpeza e desinfecção. “Os edifícios residenciais ou comerciais e repartições públicas situadas dentro do município de Florianópolis, por exemplo, são obrigados a realizarem a limpeza e desinfecção das cisternas e caixas de águas de seis em seis meses”, explica.

A orientação de Ana Paula Gonçalves Bohm é a de que, ao programar a manutenção das caixas d’água, o síndico deve fazer a divulgação aos moradores, comunicando dia e horário com antecedência, para que o condômino não seja pego de surpresa.

Vitório Colossi Bernardini, síndico do edifício Dias Velho, em Florianópolis, afirma que a limpeza da caixa d´água já faz parte do calendário de manutenções do condomínio: ela é feita duas vezes ao ano e nos outros meses o controle de qualidade é feito pela Casan, que faz coleta de amostras. “Água é coisa séria, e por isso temos todo o cuidado necessário”, complementa. De acordo com o síndico, normalmente o serviço é feito no final de semana, com acompanhamento do zelador, e os condôminos são avisados com antecedência para se programarem.

Adilson Cosme de Oliveira Pereira é síndico do condomínio Residencial Avalon, em Florianópolis, e afirma que segue à risca os cuidados com a higienização dos reservatórios de água. “Fazemos a limpeza de seis em seis meses, pois com saúde não se brinca. Mas tanto a limpeza da caixa d’água como outras manutenções já estão programadas nas rotinas do condomínio. Procuro deixar tudo em dia”, relata o síndico.

Além da limpeza, o condomínio de Adilson também mantém contrato com uma empresa que faz análises mensais da qualidade da água emitindo um relatório que é exposto em mural para o conhecimento de todos os moradores.

Publicada originalmente em 14/05/2013

 

SERVIÇOS:

• Cote aqui empresas especializadas em Limpeza e Desinfecção de Caixas D'água

• Cote aqui e confira empresas especializadas em Análise de água

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 20:19:38' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 20:19:38' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora