Prefeitura de Balneário Camboriú lança projeto nos condomínios

Prefeitura de Balneário Camboriú lança projeto nos condomínios

Em parceria com síndicos, Edificando Vidas quer reduzir a depressão entre jovens e idosos

Diante da posição preocupante que coloca Balneário Camboriú como a segunda cidade catarinense em ranking nacional – atrás apenas de Chapecó – com os maiores índices de suicídios entre jovens, a prefeitura do município acaba de criar um projeto que pretende colher bons frutos. É o Edificando Vidas, programa realizado nos prédios residenciais da cidade e que conta com a parceria dos síndicos. Lançado dia 7 de junho no Condomínio Las Vegas, o projeto tem como objetivo aproximar os condôminos dos serviços de proteção e acolhimento de jovens e idosos realizados pela Prefeitura de Balneário Camboriú dentro dos programas Papo Reto e Abraço.

“Aproximadamente 60% dos habitantes de Balneário Camboriú residem em edifícios, dificultando as visitas dos agentes comunitários de Saúde. Além disso, a cidade apresenta um alto índice de jovens em depressão e, portanto, propensos ao suicídio, bem como existem muitos idosos solitários e depressivos. Ao todo, 37% da população é idosa”, justifica o diretor do Departamento de Assistência à Juventude da Prefeitura, Douglas Aguirre.

Para Douglas, que é responsável pelo programa Papo Reto, ligado a jovens de15 a 29 anos, o Projeto Piloto realizado no condomínio Las Vegas foi bastante receptivo. “Neste primeiro momento foi excelente, houve a participação dos condôminos com perguntas e muito interesse”, analisa ao divulgar o planejamento para mais dois edifícios da cidade, a fim de avaliar os resultados para aplicação generalizada.

Na prática, a apresentação conta com palestras de duas psicólogas e duas assistentes sociais, cada uma representando um projeto: o Abraço e o Papo Reto. Trata-se de uma abordagem técnica para apontar os problemas aos participantes, como sintomas da depressão, por exemplo, e fazer com que os condôminos possam identificar as patologias na família ou na vizinhança.

Bc Suicidio Jovens Idosos
Aproximadamente 60% dos habitantes de Balneário Camboriú residem em edifícios

São divulgados os telefones para quem precisa. No caso do Abraço, direcionado a pessoas idosas, a equipe trabalha 24 horas em uma unidade móvel e, ao ser chamada, faz o atendimento no local. Já o Papo Reto é uma ONG que tem convênio com a prefeitura. “O Programa Abraço faz parte da Secretaria da Pessoa Idosa, que é referência no Brasil no segmento. Hoje, são 83 oficinas oferecidas”, completa Douglas.

BOA RECEPÇÃO
Para o síndico Rafael Weis, a parceria também foi positiva. Desde 2014 administrando o condomínio, Rafael resolveu ceder um espaço do residencial e convidar os condôminos para participarem das palestras. “Temos um público de idosos e jovens no condomínio e aderir ao programa focado em prevenção dessa clientela só vem somar com o trabalho que já estamos fazendo aqui”, elogia Rafael.

Há dois meses, os moradores solicitaram um local para promover um centro de convivência. Como o condomínio é amplo e tinha uma sala ociosa, Rafael aceitou o pedido e transformou a antiga sala do síndico- no andar térreo - em um ambiente para a prática de jogos, artesanato, costura e diversão. “Pintamos a sala, colocamos TV a cabo e, assim, estimulamos o convívio entre os moradores”, aponta Rafael, que se mudou para uma sala menor. O Las Vegas reúne dois blocos de 240 apartamentos.

EDIFICANDO VIDAS
O programa é realizado nos edifícios residenciais em parceria com os (as) síndicos(as), tendo a missão de aproximar os condôminos dos serviços de proteção e acolhimento de jovens e idosos realizados pela Prefeitura de Balneário Camboriú: Programas Papo Reto e Abraço.

Aproximadamente 60% dos habitantes de Balneário Camboriú residem em edifícios, dificultando as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde.

A cidade apresenta alto índice de jovens em depressão e, portanto, propensos ao suicídio, bem como existem muitos idosos solitários e depressivos.

O objetivo é instrumentalizar familiares para identificar sintomas de depressão;

Estimular os condôminos a usar os programas da prefeitura;

Capacitar os condôminos por meio de abordagem técnica realizada por profissionais habilitados.

PESQUISA- O "Mapa da Violência 2014: Os Jovens do Brasil" apresenta dados de 2008 a 2012. Nesse período, Balneário Camboriú aparece como a 35ª colocada em um ranking das 100 cidades com os maiores índices de jovens suicidas, e a segunda em Santa Catarina, atrás apenas de Chapecó, primeira cidade do Estado e 32º em nível nacional.

Serviço:
Para agendar com a prefeitura: (47) 99722-8000 (Douglas Aguirre)
O programa será realizado todas as quintas-feiras e iniciou no dia 07/06.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

Sou síndíco morador - 28%
Sou síndico profissional - 10.6%
Trabalho em empresa administradora de condomínios - 9.9%
Trabalho em um escritório de contabilidade - 4.6%
Pretendo ser síndico profissional - 11%
Não tenho ligação, mas sou morador e quero ter uma participação mais ativa no condomínio - 17.7%
Outros profissionais do setor - 17%

Total votos: 282
A votação para esta enquete foi encerrada em: Setembro 18, 2018
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-09-23 02:19:01' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-09-23 02:19:01' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora