Moradores do edifício Nove de Março, em Joinville, terão de esperar por avaliação e reforma antes de voltar para casa

Moradores do edifício Nove de Março, em Joinville, terão de esperar por avaliação e reforma antes de voltar para casa

Os moradores do edifício Nove de Março, no Centro de Joinville (interditado na tarde de quarta-feira por risco de colapso), não poderão voltar para casa tão cedo. A previsão é de que a análise técnica dos riscos e as medidas adotadas para garantirem a segurança dos imóveis demorem semanas, talvez meses.

Segundo o engenheiro Gilberto Luis, especialista em engenharia de estruturas e patologia de obras, o próximo passo é fazer uma avaliação detalhada dos pilares e da estrutura do prédio. E, depois disso, providenciar os reparos necessários que garantam a estabilidade da obra.

— O primeiro passo foi dado, que é o controle dos riscos. Agora é preciso fazer uma análise estrutural e providenciar os reforços necessários — disse.

A previsão é de que a análise completa demore alguns dias. É com base nela que o síndico e os moradores poderão decidir que providencias tomar.

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Joinville, Márnio Pereira, a interdição é por tempo indeterminado e para que o prédio seja liberado é preciso que o condomínio apresente uma série de documentos que garantam que há segurança.

A edificação interditada fica na esquina da avenida Dr. Paulo Medeiros com a rua Nove de Março. Segundo a Defesa Civil, foi identificada a ruptura de um pilar central, que suportava pelo menos 60 toneladas. Conforme análise técnica preliminar, o peso do prédio foi transferido para outros pilares do edifício, que podem apresentar limitações.

Foram instaladas cerca de 500 estacas de ferro no interior do prédio. Essas estacas dividem o suporte do peso que era sustentado pelo pilar que está comprometido.

— É preciso fazer uma ressonância em todos os pilares para saber quanto cada um está suportando e reestabelecer o equilíbrio do peso — disse o engenheiro que passou a noite toda trabalhando na sustentação provisória.

Segundo o especialista, não é a ação da maré ou do trânsito que está comprometendo a estrutura da edificação, mas o tempo de vida útil dos materiais e a ação da gravidade, o peso dos cinco andares sobre a estrutura que o sustenta em pé.

Os cerca de 30 moradores estão em casas de parentes. Quem quiser deixar o prédio definitivamente terá de submeter um pedido de mudança para a Defesa Civil, em conjunto com os responsáveis pelo condomínio e os engenheiros que fizeram o controle do risco de desabamento. Por enquanto, todo acesso aos imóveis está restrito e será controlado.

Além do risco, as dúvidas também cercam o edifício Nove de Março. Os moradores dos oito apartamentos que estão ocupados — são 12 apartamentos no total — ainda não sabem quando poderão voltar aos imóveis, nem se terão de retirar todos os objetos que estão no prédio.

— Nem sei o que dizer. Estamos sem eira nem beira — disse Robson Carlos de Castro (foto acima), um dos moradores que conseguiu entrar em casa na manhã desta quinta-feira.

Ele e outros três moradores ouviram da Defesa Civil que todo o acesso precisa ser controlado, que nenhum veículo pode entrar na garagem e que há, sim, risco de desabamento.

— A gente vai fazer tudo o que é preciso e espera poder voltar para casa logo — disse o síndico do prédio, Jonathan C. Uttida.

O síndico ficou responsável, segundo a Defesa Civil, por organizar as entradas e saídas das pessoas que precisam pegar objetos, roupas e documentos dentro do prédio.

Matéria originalmente publicada em ClicRBS

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 09:32:11' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 09:32:11' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora