Atenção à segurança durante as férias

Atenção à segurança durante as férias

Vai sair e aproveitar as férias de janeiro? Fique atento à segurança. Férias são sempre boas oportunidades de recarregar as baterias e se divertir com os amigos ou a família.

 

Mas imagine chegar em casa e encontrar objetos espalhados por todo chão. Essa situação desagradável é muito comum de acontecer durante o período das férias escolares de janeiro, afinal, criminosos sabem que a maioria das residências está desprotegida e os velhos truques para tenta enganá-los já não funcionam mais. Mas algumas medidas podem ser tomadas para evitar tudo isso.

Para pessoas que moram em condomínios, a dica é evitar, ao máximo, divulgar o itinerário de sua viagem para os outros. Se for passar muito tempo fora, é importante deixar avisado o zelador e o porteiro, e também deixar autorização com alguém no caso de alguma pessoa precisar entrar. Por mais que se confie em funcionários da residência, eles podem inocentemente comentar com alguém de fora, expondo ao perigo.

A portaria conhece a rotina do condomínio, e é muito difícil os profissionais desta área não perceberem a ausência de algum morador. Por isso, é recomendável que porteiros sejam contratados por meio de empresa terceirizada confiável, que ofereça treinamento especializado de segurança preventiva. A empresa realiza contratações após verificar os históricos profissional e pessoal do porteiro e também ao investigar possíveis antecedentes criminais e sua conduta. Quando contratados diretamente pelo condomínio, geralmente a contratação não dispõe de todos esses recursos, aumentando o risco de maus profissionais adentrarem no local.

Como em toda e qualquer residência, a atenção deve ser intensificada também quanto ao fechamento correto de portas, grades e janelas, e objetos valiosos precisam ser colocados em lugar seguro e longe de serem vistos facilmente. Para prevenir a entrada indesejada de mal-intencionados, pode-se instalar sistema de segurança 24 horas, com alarmes e circuito interno de câmeras. E, ainda, não é indicado deixar a luz acesa durante o tempo em que estiver fora, porque na verdade pode ser evidência de que não há ninguém em casa, além de poder ser gasto desnecessário de energia. É importante, também, pedir a um vizinho ou pessoa de confiança para visitar sua casa sempre que for possível.

Cuidados com a segurança durante as férias não devem ser apenas quanto a ações criminosas. É crucial também se certificar de que registros de água e gás foram bem fechados, para assim evitar eventuais desperdícios e acidentes. Esses procedimentos de segurança garantem tranquilidade à família que irá curtir a viagem, sem ninguém precisar se preocupar se irá encontrar surpresas desagradáveis ao voltar.

 

Matéria originalmente publicada em: DGABC

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

Sou síndíco morador - 28%
Sou síndico profissional - 10.6%
Trabalho em empresa administradora de condomínios - 9.9%
Trabalho em um escritório de contabilidade - 4.6%
Pretendo ser síndico profissional - 11%
Não tenho ligação, mas sou morador e quero ter uma participação mais ativa no condomínio - 17.7%
Outros profissionais do setor - 17%

Total votos: 282
A votação para esta enquete foi encerrada em: Setembro 18, 2018
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-09-21 07:28:33' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-09-21 07:28:33' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora