Greve dos trabalhadores da Comcap termina em Florianópolis

Greve dos trabalhadores da Comcap termina em Florianópolis

 

Trabalhadores ficaram sem realizar a coleta durante a segunda-feira, por melhorias trabalhistas.

A greve dos trabalhadores da Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), iniciada na segunda-feira (3), terminou nesta terça (4). Conforme a Prefeitura de Florianópolis, a coleta de resíduos sólidos está restabelecida.

Em assembleia, os trabalhadores votaram pelo fim da paralisação nesta manhã. Foram mais de três horas de negociação entre empresa e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem).

Segundo a prefeitura, nesta segunda está sendo feita a limpeza e recolhimento de lixo no Centro da cidade. Na tarde e noite de terça (4) serão retomadas as coletas convencional e seletiva.

Ainda conforme a administração municipal, na quarta e quinta também serão cumpridos os roteiros alternados de coleta convencional que deixaram de ser feitos no ínicio da semana.

Acordos

A Comcap informou que até o final do ano vai investir R$ 400 mil em estoques de uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Também disse que será feito concurso público para contratação de servidores efetivos depois que o novo estatuto da autarquia for aprovado pela Câmara de Vereadores. O Sintrasem diz que o edital terá que ser apresentado até o dia 19 de outubro, como foi dito em acordo coletivo.

Sobre peças de caminhões, a prefeitura disse que vai finalizar até o dia 11 de setembro o último processo para aquisição de peças originais e que os demais estão concluídos, "de modo que a manutenção da frota deve ganhar regularidade".

D acordo com o Sintrasem, será apresentado nesta terça o edital do Plano de Incentivo à Aposentadoria (PIA). O sindicato ainda afirmou que na quarta-feira "será reaberta a discussão sobre os trabalhadores que tiveram as 8 horas cortadas".

Dificuldade no dia a dia
O roçadeiro Domingos Henrique de Souza trabalha há 15 anos na Comcap e diz que falta manutenção nas roçadeiras. "As que a gente tem para trabalhar já estão danificadas, com muito tempo de uso", disse.

A manutenção que mais preocupa os funcionários é dos caminhões. Dos 60, só 19 estão rodando. O presidente da Comcap, Carlos Alberto Martins, diz que a manutenção de equipamentos e caminhões acontece, só que ficou mais demorada porque a Comcap virou autarquia e, agora, é preciso fazer licitação.

"Eles quebram [os caminhões], é da natureza da função. Eles acabam quebrando. O que a gente precisa entender é que isso aqui é uma empresa pública e tem que cumprir procedimentos legais", disse Carlos Alberto Martins.

O funcionário André Pereira pede mais segurança. A equipe dele, que fica numa base no Largo da Alfândega, foi assaltada no último sábado (1º).

"Tentaram incendiar o local nosso de trabalho, roubaram equipamentos nossos. Nós que prestamos serviço para sociedade e nós sofremos com isso há algum tempo", disse Pereira. O presidente disse que a alternativa é colocar a base em outro ponto do Centro.

 

Matéria originalmente publicada em G1

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 05:09:49' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 05:09:49' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora