Imprimir esta página

A melhoria em seu condomínio está nos seus planos de ano novo?

A melhoria em seu condomínio está nos seus planos de ano novo?

É comum as pessoas projetarem no começo de cada novo ano uma possibilidade de mudança ou recomeço em suas vidas.

Sendo assim, não é exagero afirmar que esta época do ano é um momento propício para novos planos e planejamentos.

Proponho aqui a extensão dessa atividade para além do âmbito pessoal e pensar em novas possibilidades para o condomínio onde você mora, que tal? Coloque entre suas metas de 2019 ser mais participativo e tentar melhorar o que estiver à sua volta.

Um dos pontos a ser pensado é no conforto e mobilidade de pessoas com necessidades especiais que estiverem em seu condomínio. Pode até parecer que a estrutura predial local serve bem a todos os moradores e visitantes, mas você já se perguntou como seria se você ou alguém que more em sua casa sofresse um acidente e precisasse depender do uso de muletas, andadores ou cadeiras de rodas? Seu condomínio estaria preparado para recebê-lo com a comodidade e acessibilidade necessárias? Uma pessoa idosa tem suas necessidades atendidas em termos de infraestrutura?

Vista aérea do empreendimento ao estilo bairro planejado Alta Vista, da Teixeira Duarte, em Jundiaí
Anote aí outra questão interessante para ser pensada e discutida com o síndico e demais moradores: geração de renda extra em condomínios verticais por meio do aluguel do topo do prédio para instalação de antenas de empresas de telefonia.

Não é uma tarefa tão simples assim, mas esse tipo de aluguel gera uma renda extra ao condomínio que pode ser direcionada para financiar diversas melhorias ou até mesmo para baixar o valor da taxa condominial.

É claro que para isso, é preciso que haja uma demanda das empresas de telefonia e que o prédio se encaixe em alguns requisitos básicos para esta operação. A localização é o requisito principal. Os prédios mais altos e com áreas mais abertas ao redor costumam ser os melhor avaliados para abrigarem as antenas.

A documentação sobre o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Laudo Técnico do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como para-raios também devem estar regularizados (já falei sobre essas duas documentações essenciais em todo tipo de condomínio em textos anteriores).

Se todas as exigências forem cumpridas, a locação do teto só poderá ser feita mediante aprovação dos condôminos, comprovada em ata de assembleia.

Essas são apenas algumas ideias que podem ser consideradas, mas a questão principal que busco propor aqui é a reflexão sobre o que a gente se propõe a fazer para melhorar o mundo? Não basta apenas fazer o que nos diz respeito diretamente, é preciso que adotemos um pensamento mais voltado para o coletivo.

Fonte: Intertvweb