Novas tendências unem conforto e funcionalidade

  • 18/Março/2013 - Kalyne Carvalho
Novas tendências unem conforto e funcionalidade

 

As construtoras de todo o Brasil investem cada vez mais nas áreas comuns dos edifícios. A nova tendência é dar funcionalidade e proporcionar lazer e entretenimento nos espaços que se assemelham a clubes. Até por necessidade de segurança, os moradores têm preferido agregar ao valor da taxa condominial os custos para uso comunitário dos espaços. A intenção é se divertir sem precisar sair de casa, conforme ressalta o arquiteto Mario Pinheiro, do escritório Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura: “As pessoas têm se reunido dentro dos condomínios transformados em verdadeiros clubes, os chamados ‘Club&Residence’”, diz.

[caption id="attachment_7247" align="alignleft" width="300" caption="Home cinema é um espaço usado pelos moradores para assistir a um filme na companhia da família e dos amigos"]Cinema Bremen 00231 300x201[/caption] O maior desafio dos profissionais da arquitetura é criar novos conceitos que se diferenciem dos demais empreendimentos, observando sempre as necessidades dos moradores, a funcionalidade e acessibilidade. “Hoje os condomínios são projetados com uma atenção maior para acessibilidade, com a instalação de rampas para deficientes físicos, identificações das áreas de forma legível e em braile, banheiros especiais e circulações confortáveis”. São inúmeras opções disponíveis aos condôminos que servem como extensão dos apartamentos. Os mais usuais são os salões de festa, espaço gourmet e fitness, ou ainda a sala de cinema, confraria, biblioteca, espaço mulher e pet care. Cada um desses ambientes é construído com a visão da praticidade aliada à estética. “Nada que o morador tenha que parar para pensar como se abre, como funciona ou onde fica. O raciocínio é simples”, complementa.

A cada novo condomínio residencial construído em Santa Catarina, é possível perceber os conceitos contemporâneos que mesclam aspectos e design comerciais voltados para hotelaria. “Atualmente trabalhamos o ‘mix’ que incluiu linhas de escritório com palheta de cores em tons terrosos, linhas retas e elementos trazidos do ambiente comercial”, diz Pinheiro. Além disso, os projetos priorizam aspectos sustentáveis, com uso de materiais reciclados, sintéticos, madeiras de reflorestamento e cerâmicas com aparência de laminado de madeira.

Para o hall de entrada, o projeto luminotécnico costuma ser ameno e em tons amarelos, com focos de destaque, o que quebra a conotação comercial proporcionando um ambiente mais confortável. A decoração é trabalhada com poucos objetos soltos e voltada para revestimentos, painéis, forro e obras de arte. O arquiteto Pinheiro ressalta os cuidados para que o projeto não inviabilize a manutenção decorativa: “O ponto principal para os projetos em condomínios é o item manutenção, se essa premissa não for levada em conta, a decoração poderá perder as suas características por dificuldade de substituição de peças ou custos elevados”, explica.

Em Florianópolis, os lotes dos condomínios costumam ser menores em comparação a outras cidades do país devido à falta de espaço, pois a região possui muitas áreas de preservação ambiental que devem ser protegidas. Dessa forma, as construtoras realizam projetos que aproveitam ao máximo o terreno, adaptando áreas de lazer e entretenimento no espaço disponível.

Conforto e lazer

O condomínio Porto de Bremen, no bairro Itacorubi, empreendimento da construtora Koerich Imóveis e escritório Pinheiro e Serrano Fonseca, é um exemplo desta tendência, com projeto de arquitetura moderno e seguindo características da hotelaria. Os ambientes são decorados com materiais nobres e áreas de lazer equipadas e humanizadas.

[caption id="attachment_7249" align="alignleft" width="300" caption="Área fitness com equipamentos de última geração e decoração em plotter no condomínio Porto de Bremen"]Fitness Bremen 0199 300x201[/caption] Todos os espaços de lazer são equipados com TV de LED, internet integrada e revestimento acústico. O condomínio possui sala de jogos, com mesa de sinuca e cartas, e brinquedoteca, com mesas de desenho, lousa e videogame. Com equipamentos de última geração, o espaço Fitness foi planejado para exercícios aeróbicos e de musculação, com estações multiuso e piso especial emborrachado para absorção de impacto. A sala de cinema conta com sistema de poltronas stadium, sistema acústico de absorção e equipamentos de última geração. O Salão de festas foi concebido em quatro ambientes com uma linguagem contemporânea e preparado para receber grandes eventos. Na entrada principal, há um lounge para recepcionar os convidados, pista de dança e cozinha gourmet equipada com eletrodomésticos e churrasqueira a gás. Para aquecer o salão nos dias de inverno, uma lareira ajuda a compor e integrar os ambientes de mesas e pista de dança.

Conceito contemporâneo

No centro de Florianópolis, o Residencial Náutico trabalha com o conceito contemporâneo, com ênfase nos elementos de design, detalhes sofisticados e objetos exclusivos. O hall de entrada foi construído com pé direito duplo, espelho d’água e granito no piso. Integram as áreas comuns o salão de festa, que comporta um balcão refrigerado, puffs, isolamento acústico, e a cozinha gourmet com bancada ilha para interação dos convidados. O condomínio possui ainda sala de fitness com TV e equipamentos com absorção de impacto, salão de jogos com mesa de sinuca e mesas para jogos de carta e sala de games. Na área externa ficam o playground para as crianças e a piscina com vista para o mar.

Otimizando os espaços

O Condomínio Edifício Lendário, localizado na Beira-Mar Norte, na capital, recebeu recentemente um trabalho de recuperação estrutural do hall de entrada para melhoria funcional e estética com adaptações das áreas de acesso. Além disso, o residencial acaba de concluir novo projeto elaborado pelo escritório Pimont Arquitetura.

As obras ainda não começaram, mas o projeto inclui alteração na fachada, que substituirá cerâmicas e granito por painéis de alumínio composto, com o objetivo de reparar defeitos visuais dos materiais já desgastados. O antigo apartamento do zelador que estava desocupado há anos será transformado em um hobby box – lugar destinado ao depósito de pertences e objetos dos moradores. As áreas comuns serão redimensionadas em novo layout e o espaço atualmente destinado ao salão de jogos com mesa de sinuca será integrado ao salão de festas para construção do espaço gourmet com churrasqueira – área útil que os moradores ambicionam hoje.

Segundo Henrique Pimont, responsável pelo projeto, as novas tecnologias disponíveis de TV, internet e TV a cabo exigiram reformas nas instalações para receber os cabeamentos. “O grande desafio dos arquitetos é apresentar soluções que se adaptam à estrutura existente”, ressalta.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 10:07:04' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 10:07:04' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora