Pisos de garagens e de quadras esportivas: escolher bem para economizar

Quadra esportiva externa pintada com tinta acrílica à base de álcool: efeito antiderrapante e alta durabilidade contra as ações climáticas. Quadra esportiva externa pintada com tinta acrílica à base de álcool: efeito antiderrapante e alta durabilidade contra as ações climáticas.


Com inúmeras opções no mercado, os pisos devem ser escolhidos de acordo com a estrutura particular do condomínio, evitando gastos com reformas desnecessárias.

Trincas, rachaduras, descascamento, umidade... Os pisos das áreas comuns de garagens e de quadras esportivas estão expostos à ação das inúmeras pessoas que utilizam esses locais todos os dias, além dos efeitos do clima nos locais descobertos. Assim, é natural que surjam imperfeições com o passar do tempo. Algumas medidas simples, no entanto, ajudam a conservar e recuperar esses pavimentos, preservando a estética e também a funcionalidade.

Muitos síndicos se deparam com problemas nos pisos já entregues pela construtora. Para que não haja uma sequência de más escolhas, o primeiro passo na hora da reforma ou recuperação dessas áreas é a contratação de um engenheiro para orientar e acompanhar a obra. Empresas do nicho, aliás, já trazem o serviço desse profissional.

“Para a boa escolha de um bom piso, o síndico tem de estar atento à empresa contratada e solicitar a visitação de ao menos três locais em que essa empresa fez obras”, orienta o engenheiro Kelton Ruan Possamai, responsável pela área técnica da empresa Alti Pisos. Ele ainda acrescenta que o gestor deve estar alerta aos processos de aplicação e ao material fornecido.

Aberta ou fechada: as melhores opções para quadras esportivas

São diversos os tipos de pisos e revestimentos disponíveis para as quadras esportivas. O ideal, entretanto, é aquele que atende às especificações do espaço (aberto ou fechado), e, é claro, ao orçamento do condomínio. Segundo Kelton, o mais indicado é executar um pavimento de concreto polido - para que se tenha uma boa base -, e depois aplicar o revestimento escolhido.

Para quadra externa, o mais indicado é a tinta acrílica à base de álcool, que é antiderrapante e tem alta durabilidade contra as ações climáticas. Há ainda a opção da chamada manta flexível e, também, pintura com epóxi e poliuretano, que podem ser aplicadas nas quadras internas. A conservação, por sua vez, é simples: manter a área sempre limpa (utilizando água, sabão neutro e lavadora de alta pressão), sem deixar resíduos que possam danificar a superfície.

Garagens: atenção nas áreas de circulação intensa

Nas garagens, os problemas mais comuns são relacionados ao aparecimento de fissuras no solo. Foi o que aconteceu em um condomínio residencial no bairro Campinas, em São José. “Essas trincas ocorreram pela má execução do piso. O construtor não utilizou as técnicas adequadas, porém as trincas que apareceram não trazem nenhum tipo de risco para a estrutura, apenas prejudicam a estética”, relata o síndico profissional Rangel Correa Vargas, responsável pela gestão do edifício.

Segundo o engenheiro Kelton, em garagens é necessário que haja pintura ou revestimento, pois é uma área de circulação intensa e o pneu dos veículos trazem resíduos. “Esses resíduos acabam formando um atrito maior na superfície, como uma lixa, e danificam rapidamente a superfície do piso da garagem”, explica o engenheiro.

Quando é feito um revestimento, por outro lado, o desgaste ocorre apenas na superfície, e não no concreto da estrutura. “Em garagens pode ser aplicada a solução mais duradoura, de fácil limpeza e ótima estética que é a pintura com tinta epóxi. A pintura epóxi possui resistência e qualidade, apropriada para áreas de tráfego, com baixa intensidade de ataques abrasivos mecânicos”, aconselha o profissional.

Para o síndico Rangel, o acompanhamento de um profissional especializado na recuperação ou substituição dos pisos foi essencial. “Para cada tipo de piso tem um ou mais produtos apropriados. É importante consultar o fornecedor dos produtos a fim de escolher o mais indicado. Utilizar um produto inadequado poder prejudicar o piso e trazer prejuízos para o condomínio”, comenta, ao dar a dica: “em se tratando de pisos de garagens e de quadras esportivas, é importante varrer diariamente”.

Pisos que devem ser evitados nas quadras esportivas

Nas quadras externas evite pinturas e revestimentos que sejam brilhantes, pois tintas com essa característica são escorregadias e podem não atender à segurança.

Nas quadras internas cada local exige uma atenção diferente. Como exemplo, em ginásios de esportes em regiões frias, a umidade é condensada no telhado, e a água pode cair sobre a quadra, deixando o piso escorregadio e comprometendo o revestimento.

Serviço

Encontre e cote serviços de Quadras - contrução e reformas

Encontre e cote serviços de Pisos, restauração e tratamentos

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 21:58:48' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 21:58:48' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora