Durabilidade é a palavra de ordem nos mobiliários para as áreas externas

Durabilidade é a palavra de ordem nos mobiliários para as áreas externas

Durabilidade aliada a beleza e ao conforto são principais preocupações quando o assunto é mobiliário para os condomínios

Aliar bem-estar ao contato com a natureza é um dos propósitos dos ambientes de convívio em áreas externas dos condomínios. Mas, para que esses espaços atinjam por completo os seus objetivos, a arquitetura entra em cena e propõe mobiliários capazes de unir inovação, durabilidade, sofisticação, beleza e aconchego.

Ao propor mobiliários para as áreas externas de condomínios, durabilidade é palavra de ordem. A arquiteta e urbanista Ana Trevisan lembra que além da estética, a mobília precisa ser resistente para suportar as intempéries do clima como vento, chuva e sol. Ela aponta que há no mercado materiais específicos para essa finalidade como madeira tratada, alumínio, corda náutica e fibra sintética. Segundo ela, o segredo é saber selecionar o mais indicado. “Existem atualmente soluções tecnológicas e bacanas para área externa, que são impermeáveis e aguentam bem a insolação. É preciso estudar bem as características de cada material”, diz.

Além de resistência, o conforto também está em primeiro plano. “As áreas coletivas podem ter o aconchego de uma casa, cuidando da composição dos ambientes e incluindo detalhes ampliamos o uso desses espaços”, observa a arquiteta e urbanista Juliana Castro. A profissional ainda destaca que o design mais limpo e delgado está em alta e para fácil manutenção ela observa que móveis confortáveis que não dependam de almofadas são uma boa opção para espaços bonitos, práticos e “que dispensem o trabalho de recolher as partes feitas com tecido em dias de chuva”, exemplifica Juliana.

Sofa Tecidos
Madeira tratada, alumínio, corda náutica e fibra sintética são os materiais mais indicados para mobiliários de áreas externas

Tecidos, só os sintéticos

A arquiteta e urbanista Patrícia Herden também observa que materiais que evitem o uso de tecidos são uma tendência. “Principalmente móveis com estrutura de alumínio, que recebem encostos e assentos em tela ou em fibras sintéticas”, comenta. Para os casos onde o uso de tecido é indispensável, ela aposta nos impermeáveis. “Tecidos sintéticos também são uma possibilidade já que recebem tratamentos contra raios UV, antimofo, bactericida. Os fabricados em polipropileno com algodão ou acrílico não desbotam, e em vinil ou couro náutico também são impermeáveis”, pondera.

Patrícia lembra a necessidade do cuidado com toda a área onde estão dispostos os mobiliários. “Os vasos devem ter rodízios na base para facilitar a movimentação e evitar as manchas no piso. Para o mobiliário fixo, como bancos de jardim, uma boa opção é a madeira autoclavada, podendo ou não ser mixadas com bases de concreto - hoje já encontramos opções em PVC e até mesmo em materiais reciclados para decks e mobiliário solto. Vale a pena conferir o prazo de garantia do fabricante”, pontua.

Espaços sociais inteligentes

Para Patrícia Herden, o conforto do mobiliário de áreas externas são formas de requalificar os usos dos espaços ociosos nos prédios. “As áreas comuns dos condomínios são fonte de confraternização que geralmente passam 90% sem uso. Por isso, temos recomendado projetos de decoração e retrofit que permitam mantê-los abertos, limpos e arejados para o uso constante de modo que os moradores interajam mais entre si e com esses ambientes”, observa.

movel-area-externa.jpg
Quanto à formatação dos ambientes, ela também destaca que a principal característica de uma área comum contemporânea é a flexibilidade dos espaços que permitam arranjos diversos. “No caso dos salões de festa, uma boa opção seria investir em mesas e cadeiras empilháveis, por exemplo. Mesas pesadas e engessadas lembram as configurações rígidas usadas antigamente. A possibilidade de integrar espaços afins também é uma boa opção. Dessa forma as unidades podem reservar espaços menores ou maiores conforme a demanda”, finaliza.

Serviço

Encontre e cote serviços de Deck's e pergolados de madeira

Encontre e cote serviços de Móveis e decoração

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 17:43:29' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 17:43:29' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora