Comissão para reforma: uma boa alternativa

  • 22/Dezembro/2017 - Kalyne Carvalho




  • A-
  • A+
Comissão para reforma: uma boa alternativa

 

O Condomínio Presidente Coutinho, no centro de Florianópolis, tem 20 anos de existência e, para manter a modernização estética e funcional das áreas comuns, o síndico, juntamente com o conselho e moradores voluntários, decidiram atualizar o hall de entrada, jardim e salão de festa.

Começando pelo jardim, um grupo de sete senhoras moradoras do condomínio se encarregaram de promover a organização do ambiente. Antes, as espécies plantadas estavam secas e sem vida. Após a ação das condôminas na escolha de novas mudas, o jardim, dividido em duas áreas verdes e localizado logo na entrada da portaria do prédio, ficou totalmente revitalizado. Segundo o síndico Ricardo Leão, ele mesmo não teria conseguido fazer igual. “Elas têm mais habilidade com as flores. Além disso, quando o trabalho é dividido, ninguém se sobrecarrega”, ressalta.

Percebendo a necessidade de reformar o lavabo do salão de festa, a dentista Claudia Faita se empenhou para a tarefa. Insatisfeita com a decoração já ultrapassada, a moradora orçou nova modernização e acompanhou toda a mudança. “Sempre gostei de arte decorativa. Sabia que podia ajudar. O condomínio é uma extensão da nossa casa. O mérito desse sucesso é do síndico”, considera. Outra participação envolveu a ex-síndica e comerciante Simone Daltoe, que realizou uma linda decoração de Natal no fim do ano. “O atual gestor é dinâmico. Ele conseguiu reunir as gerações antigas e os jovens, aproveitando o dom de cada um”, enfatiza.

Inauguração

No dia 12 de maio, o síndico Ricardo Leão reuniu todos os condôminos em confraternização para inaugurar a composição do hall de entrada com os novos quadros do artista plástico João Feliciano, mais conhecido como Nixon. A escolha das obras também contou com a atuação dos moradores. A condômina Márcia Raquel Tschumi, auditora da Receita Federal, confessa que não foi fácil chegar a um consenso, mas, no final, deu certo. “Fomos escolher os quadros. Umas queriam estilos antigos, outras preferiam os mais modernos. Decidimos pelo preço que pretendíamos investir”, conta. Nessa noite, todos os condôminos foram homenageados pelo síndico em virtude da administração participativa.

A distribuição de tarefas e o convívio social são duas bandeiras levantadas na gestão do atual síndico do condomínio Presidente Coutinho. “Eu não posso ficar isolado. O condomínio não é só meu. O trabalho em conjunto foi, inclusive, condição para eu aceitar o cargo”, revela Ricardo. A moradora aposentada Cida Antunes, uma das voluntárias, apoia essa forma de administração. “Ele é o sindico, mas não precisa fazer tudo sozinho. Quando participamos, nos inteiramos dos gastos e do orçamento do condomínio”, diz.

Gestão Ideal

A professora e consultora condominial Rosely Benevides Schwartz, autora de vários livros sobre o assunto, aprova essa forma de gestão. Ela explica que, quanto mais o síndico conseguir envolver os moradores na administração, mais fácil ele resolverá os impasses do condomínio.

“Esse envolvimento é muito saudável, porque os condôminos começam a entender as dificuldades do síndico”. A consultora ressalta os cuidados que devem ser observado pelo síndico. “A participação deve ter como foco o interesse coletivo do condomínio e a intenção de ajudar”. Schwartz acrescenta, ainda, que é importante divulgar a gestão participativa. “O síndico deve propagar essa experiência, ele está corretíssimo”, conclui.

(Matéria originalmente publicada em 24/07/2012)

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

Sou síndíco morador - 28%
Sou síndico profissional - 10.6%
Trabalho em empresa administradora de condomínios - 9.9%
Trabalho em um escritório de contabilidade - 4.6%
Pretendo ser síndico profissional - 11%
Não tenho ligação, mas sou morador e quero ter uma participação mais ativa no condomínio - 17.7%
Outros profissionais do setor - 17%

Total votos: 282
A votação para esta enquete foi encerrada em: Setembro 18, 2018
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-10-22 11:35:21' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-10-22 11:35:21' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora