O valor das áreas verdes

  • 30/Janeiro/2024 - Cesar Dias
Plantas são elementos vivos, exigem adubações e cuidados periódicos, além de reposições anuais ou semestrais. Plantas são elementos vivos, exigem adubações e cuidados periódicos, além de reposições anuais ou semestrais.

Paisagismo traz benefícios ambientais e contribui para o bem-estar dos moradores

Foi-se o tempo em que substituir áreas com grama por calçadas e pisos era sinônimo de praticidade. Nos dias de hoje, o contato com a natureza está diretamente ligado à qualidade de vida e os condomínios estão cada vez mais antenados nas vantagens de se investir no paisagismo e na manutenção de áreas verdes.

Mas, a questão não se refere apenas ao plantio de algumas espécies com fins unicamente decorativos. O paisagismo também tem benefícios ambientais e purificadores e contribui para o bem-estar dos moradores, proporcionando ambientes mais agradáveis com espaços de convivência para os adultos, jovens, crianças e idosos, aproveitando de maneira eficiente as áreas comuns nos condomínios.

“Hoje valorizamos muito as poucas horas de lazer e ter um jardim é um privilégio, seja em casa, no condomínio ou no local de trabalho. Sentar na grama e tomar sol são atitudes simples que só trazem qualidade de vida às pessoas”, diz a paisagista Geórgia Botelho.

Mas, existem diferenças importantes na elaboração de jardins residenciais e de condomínios que devem ser observadas. Nas residências, geralmente se trabalha sobre o terreno natural, e nos condomínios, principalmente os verticais, o projeto é desenvolvido sobre lajes que geralmente servem de cobertura para as garagens e subsolos, necessitando de cuidados especiais, como a impermeabilização de lajes, e, nesses casos, sempre com a consultoria de empresa especializada.

Além disso, também é bom tomar cuidado quanto às espécies escolhidas para a composição dos jardins, principalmente com relação ao porte, uma vez que os espaços são pequenos; quanto às raízes, para que a impermeabilização não sofra danos; e quanto à insolação, que é importante para o desenvolvimento das espécies.

Outro diferencial dos condomínios é lidar com as necessidades e opiniões de várias pessoas, pois chegar num acordo nem sempre é tarefa fácil. O assunto deve ser abordado em assembleia e as intervenções paisagísticas devem contemplar e beneficiar a maioria dos moradores.

Custos e manutenção

Como em qualquer setor da construção civil há o luxo e há o simples. Jardins de luxo tendem a ter custos altos variando conforme o profissional e os materiais escolhidos para execução da obra. Mas, é possível criar belos jardins por custos acessíveis, com diversas espécies locais, objetos e adornos da região.

“Os jardins que mais se destacam são os mais simples e heterogêneos. Cabe ao profissional adequar o custo ao gosto do cliente, sem abrir mão da qualidade e bom gosto. A riqueza está nos detalhes”, completa Geórgia.

Também, é bom lembrar que plantas são elementos vivos, exigem adubações e cuidados periódicos, além de reposições anuais ou semestrais. Um jardim bem executado com profissionais de qualidade tende a ficar mais bonito quanto mais envelhece e não requer grandes esforços ou grandes custos de manutenção, tornando seus benefícios maiores que seus investimentos.

Cuidados com as plantas no verão:

Irrigação: É aconselhável que seja feita no final de tarde, pois a taxa de evapotranspiração das plantas (perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração) é menor à noite, logo a absorção da água é mais efetiva

Água da chuva: Sistemas simples de recolhimento de água em cisternas para irrigação de jardim podem ser estudados e implantados nos condomínios, pois a água da chuva sem adição de cloro e flúor é a melhor para as plantas

Gramados: A irrigação é necessária sempre que não chover ou no mínimo a cada três dias. Em jardins recém-plantados, essa necessidade passa a ser praticamente diária. A indicação é que o corte seja feito de 15 em 15 dias, não só por seu crescimento ser maior neste período, mas também para evitar a infestação com ervas daninhas.

Fonte: Engenheira Agrônoma Rita Maria Lopes da Costa

Encontre e cote serviços de Paisagismo e Jardinagem

Encontre e cote serviços de Economia de Água

Encontre e cote serviços de Dedetização e controle de Pragas

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-27 22:43:06' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-27 22:43:06' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora