Conforto acústico: o sonho de muitos moradores

As janelas e portas antirruído são boas opções para atenuar o barulho e trazer conforto acústico para o imóvel As janelas e portas antirruído são boas opções para atenuar o barulho e trazer conforto acústico para o imóvel

Moradores buscam alternativas para diminuir o som dentro dos apartamentos

Estar em casa e em silêncio é o sonho de muitas pessoas, mas o barulho externo nem sempre ajuda. A falta de isolamento acústico de imóveis mais antigos e até a localização, ajudam a agravar o problema: ruídos do trânsito, de obras ou até de baladas, são uma realidade para muitos que moram no litoral norte catarinense. O incômodo é grande e acaba afetando o cotidiano de uma família inteira.

Existem soluções paliativas e até definitivas para que o transtorno diminua, mas o investimento financeiro, seja do morador ou do condomínio, nem sempre é barato. Para alguns é o preço que se paga para poder ter uma noite tranquila de sono, como explica o engenheiro ambiental e sanitarista Gian Franco Werner. "O fator preço é relativo, porque a questão acústica interfere muito no bem-estar das pessoas. Depois que elas fazem o projeto esse benefício se paga", relata.

A Norma de Desempenho NBR 15575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regulariza e baliza as construções, tem auxiliado não só no conforto acústico de quem adquire um imóvel novo próximo a uma área com alto nível de ruído, como também facilita ao comprador comum adquirir sistemas de isolamento com preços mais acessíveis.

Segundo o engenheiro Juan Frias, coordenador do Comitê Acústica Ambiental da ProAcústica, as janelas antirruído são uma boa opção.

"As esquadrias antirruído tem um preço mais alto do que as janelas convencionais porque são produtos diferenciados, mais os preços estão mais acessíveis. O mercado era muito restrito, mas atualmente existe um leque maior de consumidores e já não é mais um artigo de luxo", explica.

Janelas antirruídos

As janelas com vidros antirruídos prometem harmonizar os ambientes tornando-os, além de mais silenciosos, mais frescos. Segundo Vitor Litwinczik, engenheiro e especialista em tecnologias e projetos acústicos, esses vidros podem ser de duas formas: laminados acústicos ou duplos, conhecidos como insulados.

A dupla camada tem a função de evitar que a vibração de uma das camadas, provocada pelo barulho da rua, se propague para a outra, diminuindo assim o ruído para dentro da residência.

Segundo o engenheiro, a atenuação do barulho proporcionada por esse tipo de janela varia muito de acordo com sua composição. “As janelas mais comuns no mercado proporcionam uma redução sonora significativa, porém não se deve esperar um isolamento total. Algum ruído sempre será ouvido, seja pela limitação do desempenho da janela, por problemas de instalação ou imperfeições nas construções”, explica.

O especialista esclarece que os barulhos mais comuns do dia a dia tendem a ser bastante reduzidos. “Ruídos acima do normal, como por exemplo, caminhões de lixo, motos com escapamento aberto, cachorros, entre outros, serão ouvidos bem mais baixos, como se estivessem mais distantes do que realmente estão. Em geral a solução é boa e agrada muito a quem usa”, relata.

Segundo Litwinczik qualquer prédio pode ter os vidros antirruídos. Em prédios antigos, a janela pode ser totalmente substituída por uma nova similar ou, como tem ocorrido em muitos casos, pode ser aplicado um sistema de janela instalada por dentro do apartamento, sem alterar a fachada e garantido o desempenho acústico.

Para o especialista, o ideal é ter uma esquadria igualmente apropriada para a acústica. “Não adianta muito ter um vidro laminado e uma esquadria simples, mal vedada. O barulho passará pelas frestas e pela própria esquadria”. Segundo ele, as esquadrias acústicas são mais robustas e possuem preenchimento interno, ou seja, sistemas de vedação apropriados para garantir o desempenho da janela.

Ruído de impacto

Em Balneário Camboriú, na Avenida Atlântica, por ser uma área valorizada e turística, alguns estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes ficam no térreo dos condomínios. Em um deles, onde Márcio Pessoa foi síndico até 2020, havia muita reclamação por causa do barulho de uma casa noturna. De acordo com o profissional, houve conversas com o dono do estabelecimento, mas sem consenso com os moradores.

Sindicos Balneario
Márcio Pessoa, síndico profissional

"A ‘balada’ tinha isolamento, mas não o ideal, já que a vibração subia pelos pilares e incomodava até o 16º andar. Os condôminos queriam que o dono da boate fizesse um isolamento acústico mais eficiente, e ele se colocou à disposição de gastar R$ 200 mil para isso. Mas nem todos aceitaram e entraram com uma ação para retirar o estabelecimento do local. Os moradores nos ligavam, reclamavam do som, a gente pedia, era baixado o volume. O condômino do 1º andar não se incomodava tanto, mas nos mais altos os moradores reclamavam muito", explica.

Nestas situações, segundo o engenheiro Juan Frias, é preciso fazer isolamento contra o ruído de impacto, além de um laudo para avaliar especificamente o caso.

“Para quem escuta o vizinho de cima uma solução simples é o forro com drywall ou a instalação de piso laminado, que é mais eficiente, mas não se pode obrigar o vizinho a instalar tal piso se ele não quiser. O ruído de impacto é o mais difícil de resolver porque você não consegue fazer sozinho, depende do outro", exemplifica.

Isolamento acústico x tratamento acústico

Há diferença entre isolamento acústico e tratamento acústico. O engenheiro Juan Frias explica o tema, já que pode confundir condôminos na hora de fazer algum orçamento. 

"Isolamento é quando você quer inibir qualquer ruído que chegue naquele espaço. Tratamento é quando você faz qualquer tipo de intervenção que melhore a acústica do espaço, como deixar com menos eco ou um ruído mais suportável e confortável".

Soluções para problemas de isolamento acústico

Confira uma lista com algumas soluções para quem tem problema com isolamento acústico em condomínios.

Janelas: Pode ser feita a instalação de uma janela acústica sobreposta com vidros duplos no interior do apartamento, mantendo a esquadria original por fora, sem alterar a fachada do edifício, ou retirar a atual e substituir por esquadrias propícias para o isolamento acústico.

Portas: Existem portas de madeira antirruídos para isolar ambientes internos. São fabricadas em madeira maciça, com revestimento interno em lã de rocha e manta de borracha de alta densidade.

Pisos: Solução para os ruídos de solas de sapatos, arrastar de cadeiras e queda de objetos, mas devem ser feitos no apartamento de cima. Essa solução necessita que o piso seja retirado, para posteriormente ser reinstalado sobre a manta acústica.

Serviço

Encontre e cote serviços de Isolamento Acústico

Encontre e cote serviços de Vidraçarias 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-27 13:02:44' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-27 13:02:44' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora