Comunicação eficiente e festas de final do ano em condomínios

Comunicação eficiente e festas de final do ano em condomínios

Em todo meio coletivo e social a comunicação sempre é uma ferramenta importante para as relações ali estabelecidas.

No condomínio também vale tal premissa, portanto, para uma gestão condominial eficiente e transparente se valer da boa comunicação traz confiança e aproximação entre a gestão condominial e os condôminos.

Quando a comunicação é efetuada de forma eficaz traz harmonia para o condomínio, propiciando à gestão focar na administração do que realmente interessa, garante conciliação e agilidade nas tomadas de decisões, buscando melhor atender e satisfazer as necessidades do condomínio.

4 erros de comunicação que prejudicam o entendimento entre a gestão condominial e os condôminos:
- não esclarecer o horário e meios de atendimento;
- criar grupos de conversa sem estabelecer regras básicas de utilização, como limitar assuntos e abordagem a serem debatidas naquele meio, evitando abordagens de cunho pessoal;
- falar e escrever de forma correta, respeitando as regras gramaticais, evitando gírias e vícios de linguagem;
- utilizar apenas um meio de comunicação;

Já, para estabelecer uma boa prática de comunicação o síndico pode utilizar de alguns artifícios, tais quais:
- ser solícito, afável e acessível;
- estabelecer uma rotina de assembleias para apresentação de dados e documentos inerentes à administração condominial;
- possibilitar aos condôminos canais de comunicação direta com a gestão condominial;
- disponibilizar-se a ouvir os condôminos;
- valer-se da tecnologia para atingir maior número de condôminos e buscar a interação com todos;
- criar um meio de comunicação oficial e acessível que possibilite a interação entre todos que integram a comunidade condominial (síndico, condôminos, empregados, prestadores de serviços, dentre outros);

Tendo bem estabelecidas as regras e os meios de comunicação, com a chegada do final do ano e as festas, será mais fácil lidar com as situações que possam surgir.

Geralmente temos duas situações no final do ano: o condomínio que fica vazio e o que fica cheio devido às festividades.

Para o condomínio que fica vazio na época de festividades de final de ano é importante que a gestão condominial se utilize dos meios de comunicação para informar as medidas que são necessárias antes que as unidades sejam deixadas, tais como: fechar as janelas e portas, desligar os aparelhos eletrônicos da tomada, fechar registro de água, avisar um vizinho ou um parente e, se possível, deixar a chave com alguém de confiança caso haja alguma ocorrência e seja necessário intervenção. Mesmo sendo uma gestão condominial diligente, deve-se lembrar que a guarda da unidade é responsabilidade do proprietário.

Para o condomínio que fica cheio na época de festividades de final de ano é importante que a gestão condominial se utilize dos meios de comunicação para informar as medidas que são necessárias para utilização das áreas comuns e para bom convívio entre todos, dando devida publicidade aos regramentos que regem aquele condomínio (convenção e regimento interno).
O dia a dia condominial não é uma jornada fácil, por isso o síndico deve utilizar de práticas que agregue à gestão condominial com a finalidade de trazer harmonia, proximidade e parceria entre a gestão e os condôminos.

Fernanda Machado Pfeilsticker Silva é advogada, pós-graduada em Direito Imobiliário, Negocial e Civil e pós-graduada em Direito Processual Civil. Atua na área do Direito Imobiliário, ramo condominial.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-28 15:17:11' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-28 15:17:11' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora