Desafios de gestão durante a temporada: Absenteísmo laboral

Desafios de gestão durante a temporada: Absenteísmo laboral

 

Em condomínios de cidades litorâneas, enfrentar desafios relacionados à mão de obra, especialmente em setores como limpeza, portaria e recepção, é uma realidade complexa. A sazonalidade, em particular durante os trabalhos temporários no verão, pode acentuar problemas como faltas frequentes, abandono de serviço, demissões repentinas, e o aumento no número de atestados médicos.

Causas principais:

Ofertas temporárias mais atraentes: Trabalhos temporários no verão, muitas vezes no setor de turismo, oferecem remuneração significativamente superior, atraindo profissionais para oportunidades temporárias em detrimento de empregos mais estáveis em condomínios.

Baixa escolaridade/qualificação e escassez de perspectivas: Mão de obra com baixa escolaridade ou que necessitam de menos qualificação pode sentir-se desmotivada ou com poucas perspectivas de crescimento profissional em empregos de condomínio, tornando-os propensos a buscar oportunidades temporárias mais lucrativas.

Soluções para mitigar esses desafios:

Programas de incentivo e capacitação:

Implementar programas de incentivo financeiro ou benefícios adicionais para funcionários que permaneçam durante toda a temporada, promovendo a lealdade e a estabilidade na equipe.

Oferecer oportunidades de capacitação e treinamento para aprimorar as habilidades da equipe, proporcionando um senso de crescimento profissional mesmo em funções consideradas de baixa qualificação.

Contratos de longo prazo:

Considerar contratos de trabalho de longo prazo com incentivos adicionais para os períodos de maior demanda, criando um ambiente mais estável e previsível para os funcionários.

Comunicação transparente:

Manter canais de comunicação abertos para compreender as necessidades e preocupações dos funcionários, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e colaborativo.

Benefícios adicionais e reconhecimento:

Introduzir benefícios adicionais, como plano de saúde e medidas simples como um bônus por desempenho, para tornar a permanência no emprego mais atrativa.

Reconhecer e premiar o desempenho excepcional, reforçando um ambiente de trabalho positivo.

Como observamos, a implementação de medidas simples pode ter um impacto positivo significativo no bem-estar dos colaboradores, reduzindo consideravelmente o índice de absenteísmo.

Diante dos desafios enfrentados durante a temporada, quando essas ausências podem afetar diretamente as operações do condomínio, é altamente recomendável adotar essas práticas e, se viável, considerar a contratação de uma empresa terceirizada para fornecer esse tipo de mão de obra. Incluir cláusulas contratuais que preveem a reposição imediata do posto por colaboradores substitutos em situações emergenciais fortalece a capacidade do condomínio de lidar proativamente com esses desafios, assegurando a continuidade operacional e a satisfação da equipe.

Geovanna Gregory é gestora condominial, síndica profissional e consultora em sindicatura. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, especialista em Negócios Imobiliários, pós graduanda em Direito Condominial e Imobiliário, em Administração de Conflitos e Gestão Empresarial.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-28 14:27:07' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-28 14:27:07' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora