Multipropriedade: conheça a tendência imobiliária do momento

Multipropriedade: conheça a tendência imobiliária do momento

Qualquer pessoa que acompanhou o mercado imobiliário nos últimos meses se deparou com ofertas de venda de multipropriedades.

Basicamente, o formato consiste na compra compartilhada de um imóvel e vem conquistando cada vez mais investidores, com estimativa de crescimento de 28% em 2023, segundo a Caio Calfat Real State Consulting.

Apesar da tendência de alta ser bem atual, essa modalidade de negócio já é regulamentada há alguns anos no Brasil. “Esse formato de negócio foi incluído no Código Civil com o advento da Lei 13.777/2018” afirma o presidente da Comissão de Direito Condominial da Subseção OAB/SC em Blumenau, advogado Felipe Fava Ferrarezi.

Segundo ele, a principal diferença entre as multipropriedades e os condomínios edilícios está na forma de divisão do bem entre os titulares. “Nas multipropriedades o que se divide não é uma fração ideal de solo, mas o tempo de uso do imóvel”, explica.

Funciona assim: a compra é como de um imóvel normal, mas cada um dos proprietários possui uma fração que não pode ser inferior a 7 dias. O mais comum é 1/52, correspondente às semanas do ano. Todos têm o direito de uso exclusivo por um determinado número de dias seguidos, renovável periodicamente.

Da mesma forma que a propriedade é dividida, as despesas também são. Gastos como IPTU e custos com manutenção são repartidos igualmente entre todos. Se um proprietário possui mais de uma cota, arca com o valor proporcional.

A administração da multipropriedade é feita por um administrador indicado no instrumento de instituição ou na convenção de condomínio. Na falta de indicação, ele é eleito em assembleia geral.

O administrador é responsável pela gestão das questões comuns, como pagamentos, manutenções e contratações necessárias. A convenção é registrada em um cartório de imóveis e cada fração possui uma matrícula individual, com um número único.

Quando se entende como as multipropriedades funcionam, fica fácil entender por que o interesse nelas vem crescendo. Poucos investimentos oferecem um custo-benefício tão atrativo. É como um imóvel de férias, com a vantagem de que os custos de manutenção custam apenas uma fração do valor.

Mesmo assim, é preciso cautela antes de se tornar um proprietário. “A multipropriedade oferece diversas vantagens, mas também tem seus riscos. Com a popularização do formato, começam a surgir empreendimentos pouco confiáveis, sem planejamento, tentando aproveitar o bom momento". Por isso, recomenda-se muita atenção antes de investir e, se necessário, buscar o auxílio de um advogado especializado, sublinha Ferrarezi.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-29 21:45:05' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-29 21:45:05' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora