Celesc atualiza norma técnica que regula fornecimento de energia em construções

Celesc atualiza norma técnica que regula fornecimento de energia em construções

As novas diretrizes, que já estão em vigor, foram amplamente discutidas em um grupo técnico de trabalho, integrado por membros da Câmara da Construção da FIESC e da concessionária.

A Celesc atualizou a norma técnica (N-321.0003) que regula o fornecimento de energia elétrica em construções de uso coletivo e empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras, conectadas em baixa ou média tensão, como prédios, por exemplo.

As novas diretrizes, que já estão em vigor, estabelecem os requisitos mínimos para viabilizar energia às edificações. Para atualizar a norma foi criado um grupo técnico de trabalho, integrado por membros da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção da FIESC e da concessionária, que discutiram amplamente o tema.

Clique aqui e conheça as novas regras

O presidente da Câmara, Marcos Bellicanta, ressalta a importância da parceria entre as instituições. “A partir do diálogo, pudemos contribuir para a atualização de uma norma que é fundamental para o setor da construção porque ela uniformiza padrões de entrada de energia elétrica e permite ao setor incorporar novas tecnologias nas construções de forma segura”, explica, destacando, como exemplo, os eletropostos instalados em condomínios para recarga de carros elétricos. Essa é uma tecnologia nova, que é regulamentada por norma, por isso, é tão importante a revisão constante dela.

Os engenheiros da Celesc Ayslan Ferreira e Felipe Cassias salientam que as discussões técnicas promovidas no âmbito do grupo de trabalho contribuíram para a construção da versão final do documento. Eles destacaram a importância de manter o grupo ativo, que servirá como um fórum técnico de discussão para o aprimoramento dos demais documentos normativos vigentes.

O líder do grupo de trabalho SEP/Celesc, Fernando Toffoli, destaca que a Celesc conduziu o processo ouvindo as partes, como a engenharia, os empreendedores e os construtores, respeitando as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“A criação desse grupo foi fundamental para levantar as necessidades e para trocar experiências. Agradecemos a Celesc e buscaremos seguir esse caminho para atender as demandas de todas as partes envolvidas e garantir o melhor padrão construtivo nas questões que envolvem o sistema elétrico nas obras, prezando pela qualidade técnica e pela segurança dos usuários”, afirma.

Fonte: Fiesc

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-29 04:36:05' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-29 04:36:05' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora