Prática de corretagem em condomínios por pessoa não habilitada é crime

Quem atua como corretor de imóveis sem ter o registro no órgão de classe pode responder por contravenção penal Quem atua como corretor de imóveis sem ter o registro no órgão de classe pode responder por contravenção penal

Irregularidade pode gerar desde a demissão até a prisão dos envolvidos

Você sabia que existem punições para a prática ilegal da profissão de corretor de imóveis em condomínios? Mais comum do que se possa imaginar, muitos síndicos e funcionários devido ao contato próximo com os condôminos aceitam a oferta de fazer esse “servicinho extra”.

Porém, este tipo de atitude pode trazer graves consequências para os funcionários do condomínio, síndicos e para o próprio condomínio.

O coordenador de fiscalização do CRECI-SC, Edson Trum, que prepara uma operação específica para estes casos, alerta que os flagrantes serão encaminhados para o Ministério Público para apuração das responsabilidades.

Recentemente, no Rio de Janeiro, um zelador foi preso após uma denúncia anônima. Uma operação de fiscalização do CRECI- RJ em parceria com a Polícia Militar flagrou o empregado do condomínio negociando a venda do imóvel de um dos moradores sem ter o registro no órgão de classe.

Quem pode ser punido e quais as consequências?

O advogado Gustavo Vilar Mello Guimarães, assessor jurídico do Secovi Florianópolis, explica que, qualquer pessoa que atue como corretor de imóveis sem o devido registro está praticando o exercício irregular da profissão. Sendo que, no caso de síndicos e empregados do condomínio existe um outro problema, de ordem contratual e trabalhista.

“Se regidos por contrato de trabalho pela CLT, este tipo de prática não consta no escopo de suas funções. Além disso, se eles estiverem usando o tempo de trabalho para a prática de corretagem temos outra irregularidade”, pontua Guimarães.

As consequências podem ir desde o rompimento do contrato e/ou do mandato, até o encaminhamento de denúncia ao CRECI por exercício irregular da atividade de corretor de imóveis. Caso seja comprovada a prática, o caso é encaminhado para o Ministério Público e a pessoa responderá por contravenção penal (Artigo 47° da Lei de Contravenções Penais). A punição pode variar de multa a prisão de 15 a 30 dias, a qual pode ser convertida por restritiva de direitos na forma do art. 61 da Lei 9.099.

“Tendo em vista que o síndico representa o condomínio (art. 1.348 do CC), tais atos podem manchar a imagem do espaço. E a depender da convenção e do regimento interno, por meio de assembleia, o síndico poderá ser destituído do cargo por prática de irregularidade, conforme o art. 1.349, do Código Civil”, informa Guimarães.

Já no caso do funcionário, o advogado explica que, para a correta aplicação de uma demissão por justa causa, é necessário que o gestor não tenha ciência dos fatos. “Neste caso, o síndico não pode ser omisso. Se souber que o empregado negocia imóveis no condomínio deve adverti-lo ou orientá-lo que tal prática é proibida”, pontua o especialista.

Até mesmo os moradores podem ser multados caso solicitem esse tipo de “ajudinha”, segundo Guimarães. “Para isso, é necessário verificar o que está previsto no Regimento Interno do condomínio sobre as infrações e aplicações de multas/penalidades aos condôminos”, afirma Guimarães.

Serviços

Encontre e cote serviços de Administradoras de Condomínios

Encontre e cote serviços de Síndicos Profissionais

Encontre e cote serviços de Advocadia On-line

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-28 05:55:14' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-28 05:55:14' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora